segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Administração Publica e construção asseguram empregos
Os números agora divulgados pelo SREA e INE, relativamente ao desemprego em 2020, mostram que se mantém a tendência de que a administração pública ainda é o motor para a criação de empregos, apesar de alguns sectores privados, como a construção, disponibilizarem alguns empregos.
Temos assim que, no quarto trimestre de 2020, a taxa de desemprego (5,5%) diminui relativamente ao trimestre anterior (6,7%) finalizando com um valor médio do ano de 6,1%, abaixo da média nacional (6,8%) e da média da Madeira (7,9%).
Continua a sentir-se o efeito das políticas nacionais para o emprego (lay-off e similares) e das políticas ativas para o emprego dos Açores.
Olhando para a decomposição dos efeitos, por atividade, a variação homóloga na indústria, as transformadoras caem 11,6% e a construção sobe 11,6%.
O aumento dos serviços é composto pelo declínio no comércio (-6,1) dos transportes (-1,4) da hotelaria e restauração (-25,4) e aumentos da administração pública (+15,7%), da educação (14,3%), da saúde (+5,7%), crescendo no conjunto 11,6%.
Assim, segundo estes dados, as áreas da administração pública crescem cerca de 4.000 ativos, em particular nas áreas administrativas e da educação.





Sem comentários: