sábado, 15 de abril de 2023

Taxa de Inflação

Restaurantes e alimentação continuam a fazer crescer a inflação nos Açores

Nos Açores, a taxa de variação média dos últimos doze meses, terminados em março, do Índice de Preços no Consumidor, subiu para 6,47%.  


As maiores variações médias positivas verificaram-se nas classes “Restaurantes e hotéis” (15,76%), “Produtos alimentares e bebidas alcoólicas” (13,83%) e “Transportes” (8,91%). 

Em sentido contrário, a classe que apresentou a maior variação média negativa foi a do “Vestuário e calçado” com -1,81%. 

A nível nacional a taxa de variação média dos últimos doze meses foi de 8,74%, enquanto a taxa homóloga  foi de 7,43%. 

Como se vê no gráfico a taxa homóloga regional, acabou por ultrapassar a nível nacional. Trata-se de uma consequência dos valores com que são comparados. No começo desta situação -- que coincide com o início da guerra na Ucrânia --  a nível nacional, como por toda a Europa, as comparações homólogas eram feitas com números muito baixos o que conduzia a números elevados, agora a comparação com esses valores vai apresentado números menores, fazendo desacelerar a curva da taxa homóloga.  

 É natural que os valores nos Açores ainda estão sem sentido ascendente, mas pelo histórico, acabam por acompanhar -- normalmente com algum desfasamento no tempo -- a curva nacional.   





 

Sem comentários: