sábado, 18 de fevereiro de 2023

Censos 2021 - População Empregada



Publicado no "Diário Insular" e Diário dos Açores"








Censos 2021 indicam menos cinco mil

pessoas empregadas nos Açores

 

Os resultados definitivos dos censos 2021 apresentavam, à data da sua realização, menos cerca de 5000 pessoas empregadas do que o Inquérito ao Emprego, na mesma altura, ao mesmo tempo que  indicavam mais 2500 pessoas na indústria e construção e menos 6700 empregados no sector dos serviços.

Essa diferença, que depois em termos percentuais não é tão significativa, resulta do método utilizado. Enquanto o Inquérito ao Emprego é feito a partir de uma amostra da população, seguindo metodologia adequada, que permite obter valores bastante aproximados e com um grau de confiança significativo, no caso dos censos, as entrevistas são feitas ao total da população, permitindo um quadro mais exato relativamente ao mercado do trabalho.

Os censos visam exatamente mostrar um vasto conjunto de dados estatísticos oficiais que permitem melhorar o conhecimento do país, através da caracterização da população e do respetivo parque habitacional, designadamente no que se refere à população empregada em números, em sexo e nas funções exatas que desempenham.

 

Quase metade dos empregados são mulheres

 

No caso do emprego podemos ver que, à data da sua realização, existia, nos Açores, uma população empregada de 105 396 indivíduos, sendo 55.469 indivíduos do sexo masculino e 49 927 do sexo feminino, bem diferente da situação que registava em décadas anteriores.

Verifica-se que a administração pública é o sector que emprega mais gente, no total 16 138 cidadãos, totalizando cerca de 38 mil, se considerarmos o conjunto da administração pública, educação, saúde humana e apoio social.

Segue-se o sector dos serviços que engloba atividades relacionadas com o comércio por grosso e a retalho, armazenagem, atividades da rádio e da televisão, publicidade, programação informática, intermediação monetária, seguros, atividades imobiliárias, consultoria de negócios e gestão, atividades veterinárias, agências de viagem, aluguer de automóveis e serviços de limpeza. Estão, ainda, incluídos neste sector o turismo e empresas relacionadas.

Por sectores de atividade o sector primário representa 7% do mercado do trabalho, o secundário, que inclui a indústria e construção, 16% e o terciário, a maior fatia, com 77%.

Estes dados, permitem ainda conhecer alguns aspetos particulares, relativamente ao mercado de trabalho. Por exemplo, na rádio trabalham 46 pessoas, sendo 24 homens e 22 mulheres, a televisão emprega 109 funcionários, sendo 42 mulheres e 67 homens.

Na pesca trabalham 1146 homens e 146 mulheres, que ajudam normalmente nos preparativos em terra, nos restaurantes trabalham 1164 homens e 1835 mulheres, no transporte aéreo 682 homens e 466 mulheres e nas agências de viagem 207 homens e 307 mulheres.

 

Conhecer o país real

 

Os censos, realizados de 10 em 10 anos, visam recolher dados estatísticos que permitem melhorar o conhecimento do país, através da caracterização da população e do respetivo parque habitacional.

Os censos 2021 foram feitos, na maior parte, através de suporte informático, tendo algumas entrevistas sido realizadas já em 2022, mas os dados reportam-se a 19 de Abril de 2021, data definida como momento censitário. Os principais dados definitivos foram apresentados em 23 de Novembro de 2022, tendo alguns estudos particulares sido divulgados mais tarde. É o caso de uma análise da população nacional estrangeira que foi divulgada a 19 de Dezembro de 2022 e um estudo das estruturas familiares, caracterizando os agregados domésticos privados, que foi apresentado a 24 de Janeiro de 2023.

Em 8 de Fevereiro foi divulgada uma publicação sobre o parque habitacional nas suas diversas dimensões, nomeadamente ao nível das características dos edifícios e dos alojamentos, das necessidades de reparação, da forma de ocupação, regime de propriedade e dos encargos com a habitação.


 

Sem comentários: