sábado, 11 de dezembro de 2021

Inflação na zona Euro

Inflação na área euro sobe para 4,9%

A energia tem sido a principal responsável pela subida

A inflação anual na área euro deverá ser de 4,9% em novembro de 2021, mais 8 pontos percentuais que o valor registado em Outubro que foi de 4,1%, de acordo com a estimativa do Eurostat.
Em Julho a Inflação na zona euro era de 2,2 e na maioria dos países apresentava valores muito baixos. No caso de Portugal apresentava, em Junho, um valor negativo (-0,6%), no mês anterior tinha sido a Grécia a registar um valor de abaixo de zero (-1,2%).

Nos Açores, em Outubro a Inflação situava-se nos 0,6%, mas também já esteve em valores negativos em de Dezembro a Março. (Os números não são totalmente comparáveis uma vez que os dados do Eurostat são valores harmonizados)
Olhando para as principais componentes da inflação na área euro, espera-se que a energia tenha a taxa anual mais elevada em Novembro (27,4%, quando no mês anterior já tinha sido de 23,7% em outubro), seguido os serviços (2,7%, perante 2,1% em outubro), bens industriais não energéticos (2,4%, perante 2,0% em outubro) e alimentos, álcool e tabaco (2,2%, em comparação com 1,9% em outubro).



 

Sem comentários:

Inflação na Europa