terça-feira, 5 de novembro de 2019

Exportações


Dados dos Açores de janeiro a agosto

Exportações crescem em flecha importações caem a pique


(Publicado no "Diário Insular e "Diário dos Açores")





O valor das exportações dos Açores para o exterior, de Janeiro a Agosto, registou um crescimento de 27%, estimando-se que até ao final do ano, mantendo-se o mesmo padrão, atinja 117 milhões de euros, um valor que só foi ultrapassado em 2013.

Este aumento é patente em quase todos os produtos habitualmente exportados da Região. A venda de peixe fresco cresceu cerca de 18 milhões de euros, mais 25% que em igual período do ano passado e na indústria transformadora, onde as conservas têm um peso significativo, já se atingiram 25 milhões de euros, de igual modo mais 25% que no ano passado. Até a saída de carne bovina passou de cerca de 4 milhões de euros (valores até junho) para 5 milhões, mais 29%.

As importações, embora superiores às exportações, diminuíram quase 40 %. A diminuição nas importações feitas pela Região foi mais notória nos produtos transformados.



Exortações diminuem no país



A nível nacional, depois dos crescimentos significativos nos últimos anos, da ordem dos 10% e dos 5%, este ano, de Janeiro a Agosto, o valor cresceu apenas 2,1%,

Ao contrário as importações feitas por Portugal ao estrangeiro cresceram 7,4%

Só no mês de agosto, o défice da balança comercial, no conjunto do país, atingiu 1 638 milhões de euros, o que representa uma diminuição do défice de 78 milhões de euros face ao mesmo mês de 2018.

As principais exportações de Portugal são de produtos agrícolas e derivados e  os países de destino são, principalmente, Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos


Sem comentários: