quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Exportações aumentaram 8,8% mas ainda longe do pico de 2013

Publicado no "Diário dos Açores" em 15 de Fevereiro


As exportações de bens dos Açores para o estrangeiro, em 2017, atingiram 91,2 milhões de euros, o que representa um aumento de 8,8 %, relativamente ao ano anterior, sendo de destacar o peso das conservas neste crescimento.
O comércio internacional proveniente do arquipélago tem sofrido variações significativas (conforme se pode ver no gráfico), tendo em 2013 atingido 124 milhões de euros.
Verifica-se que houve um nítido período de crescimento, sobretudo desde 2006, sofrendo depois uma descida significativa.
Agora essa curva descendente altera-se, podendo significar boas perspectivas do mercado açoriano para países estrangeiros.
Além das conservas, os principais produtos que saem do arquipélago para o mercado internacional são o pescado vivo, bebidas, tabaco e combustíveis referentes ao reabastecimento de aeronaves estrangeiras em escalas técnicas (cerca de 5 milhões de euros em 2017).
A carne e os produtos agrícolas não têm grande peso nestas contas, mas os produtos lácteos, incluindo as vendas para o continente, Madeira e na própria Região, atingiram em 2017 o valor de 294 milhões de euros, mais 7% por que no ano anterior.
Todavia, deste valor apenas cerca de 17 milhões correspondem a vendas para o estrangeiro, confirmando-se que são as conservas e o peixe fresco que mais pesam na balança comercial com outros países.
No sector da agricultura incluem-se as exportações de próteas para a Holanda, um sector que se tem revelado promissor.
Para além da subida das exportações, há a registar, no ano passado, como sinal positivo, a diminuição das importações em 9%, descendo para 131 milhões, ou seja um défice inferior em 20 milhões, relativamente ao ano anterior.
Nas importações destacam-se produtos da indústria alimentar, combustíveis e máquinas e equipamentos.
Incremento das exportações
Recentemente, o Presidente do Governo dos Açores anunciou que vai ser desenvolvido, este ano, o Plano Azores Export 2018, exactamente com o objectivo de aumentar as exportações.
Durante a visita ao stand dos Açores no SISAB (Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas), que decorreu em Lisboa, Vasco Cordeiro destacou, de igual modo, a importância da Marca Açores para o reforço da actividade comercial dos empresários açorianos.
“Os inquéritos que têm sido feitos demonstram, também de forma muita clara, a importância que a Marca Açores tem no incremento da atividade dos empresários, com um aumento à volta dos 18 a 20 por cento das vendas”, destacou o Presidente do Governo.
Além da presença em eventos nacionais, como é o caso do SISAB, o Azores Export 2018, desenvolvido em parceria entre a Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) e a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, prevê a participação de empresas da Região em eventos em países como os Estados Unidos, Canadá, Espanha e França, principais mercados dos produtos açorianos.
Texto e gráfico de Rafael Cota

Sem comentários: