quinta-feira, 10 de junho de 2010

PIB - I Trimestre 2010




No 1º trimestre de 2010O o Produto Interno Bruto no País aumentou 1,8% em volume, face ao período homólogo de 2009, segundo a revisão agora divulgada pelo INE. Um resultado bastante favorável tendo em conta que no último trimestre de 2009 que tinha apresentado uma variação negativa (-0,1%).
O aumento do PIB, no 1º trimestre, no conjunto do país, esteve parcialmente associado a uma melhoria da Procura Interna, que se fixou em 1,4 pontos percentuais, mas sobretudo às Exportações e Importações de Bens e Serviços que aumentaram 8,5% e 5,2% em volume, respectivamente.
Nos Açores, dados estimados, indicam que o crescimento do PIB poderá andar pelos 4,1%, de novo bastante superior ao registado no conjunto do país.
Apesar da diminuição do turismo, da venda de cimento -- e consequentemente da construção --, este aumento poderá estar relacionado com o crescimento da actividade industrial, tendo presente o consumo da energia industrial e com o desempenho agrícola a avaliar pela evolução do leite entregue nas fábricas e do sector da carne. Mas sobretudo deverá contribuir para a evolução do PIB nos Açores o aumento dos funcionários públicos que se tem verificado nos últimos anos, dado que tem um peso significativo na constituição do VAB (Valor Acrescentado Bruto).
Estes dados resultam do indicador sintético (da exclusiva responsabilidade do autor do blog, publicado no post anterior), mas, de certo modo, confirmados pelos dados agora divulgados no Boletim Trimestral do SREA:
http://estatistica.azores.gov.pt/upl/%7B0b2c978d-d9bc-4b8a-96ce-0424ac8f49a9%7D.pdf

Sem comentários: