domingo, 22 de fevereiro de 2009

Economia Açores 2008 - (Dados Estimados)

A economia nos Açores deverá apresentar no corrente ano de 2008 uma evolução diferente da que se verificou no conjunto do país.Segundo dados do INE, no conjunto do país, no 4º trimestre de 2008, a economia registou uma quebra de -2,1%, levando a que no conjunto do ano o crescimento tem sido nulo.Nos Açores, tudo indica que se terá verificado, em 2008, um crescimento à volta dos 1,5%.É um facto que a maioria dos indicadores distribuídos pelo SREA (e publicados neste blogue) apresenta situações negativas, como seja a venda de cimento, o licenciamento de obras, o turismo, com repercussões no aumento do desemprego e na desaceleração da inflação. Mas existem outros dados que indiciam que a descida nos Açores poderá não ser tão acentuada como aconteceu no conjunto do país. Para já a venda de viaturas novas, ao contrário de todas as expectativas cresceu (ver gráfico noutro post). Ao que se depreende esta situação – a confirmar-se – poderá estar relacionada com o aumento de funcionários públicos. Como se pode ver no gráfico a administração pública, (incluindo funcionários públicos, e profissionais da educação e saúde) apresenta um crescimento no número da população empregada, sobretudo a partir do segundo trimestre de 2008 e mais ainda no quarto trimestre. No ano de 2008 deverão ter entrado para a função pública cerca de 1800 novos funcionários.
Ora a Administração Pública – normalmente com melhores vencimentos – é o sector que mais contribui para o Valor Acrescentado Bruto (33%). Também este aumento de funcionários públicos poderá explicar o aumento da venda de viaturas novas. Os sectores que apresentam valores menos positivos têm menos peso no VAB.
Daí que se possa deduzir que a economia dos Açores possa ter registado um valor, menor do que em 2007 mas ainda assim positivo e diferente dos dados que têm sido indicados para o conjunto do país.


O indicador apresentado neste trabalho procura dar uma ideia da evolução da economia nos Açores, a partir da combinação ponderada de vários indicadores. Pretende sintetizar a informação disponível nas diversas variáveis económicas, procurando captar a tendência da sua evolução dominante.
Foi construído a partir de séries estatísticas registadas ao longo de vários anos. Os dados de cada mês, são comparados com os valores médios mensais dessas séries e multiplicados por um factor de ponderação, calculado a partir do peso de cada sector no Valor Acrescentado Bruto (VAB). Os valores apresentados são actualizados à medida que são conhecidos novos dados.
Na sua elaboração são considerados, os seguintes dados: População empregada por sectores, dormidas na hotelaria tradicional, receita das pescas, produção de leite, abate de gado, venda de viaturas, venda de cimento, licenças de construção, produção de energia, consumo de energia nos diferentes sectores, produção de leite comum, de leite em pó e de queijo.
Este indicador é baseado em dados distribuídos pela Serviço Regional de Estatística, todavia, a sua elaboração é da exclusiva responsabilidade do seu autor.

(O indicador apresentado neste trabalho resulta de uma nova experiência. Mostra a variação média dos últimos 12 meses).

Sem comentários:

Inflação