quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Comentários

Nuno Barata
Excelente iniciativa. Vai servir-me bastante.
Um abraço.
Barata
1 de Agosto de 2007 9:53


Desambientado
Já aqui tinha estado, mas na altura não tive tempo de lhe dar os parabéns e agradecer a partilha.Os dados aqui disponibilizados são importantes para muitos trabalhos. Estive a reparar e por exemplo os dados da energia são-me muito úteis para as aulas. Para actuaizá-los tenho que andar sempre à procura. Vou enviar o link aos meus colegas porque creio que esse dados acabam por nos interessar de uma forma ou de outra a todos.
Um abraço
Félix



Paulo Casaca

Caro Rafael Cota
Agradeço a sua mensagem e já fui espreitar o seu blog. Parece-me uma óptima ideia agregar num mesmo espaço, de fácil consulta, a nossa informação estatística. Estou certo de, com regularidade, consultar e utlizar os dados que nos disponibiliza. De facto, o fácil acesso à informação estatística foi um dos pontos por que me bati junto do EUROSTAT no âmbito do meu trabalho na Comissão do Controlo Orçamental.
Se tiver alguma dificuldade com a EUROSTAT, diga-me, para eu lhes lembrar que foi o meu relatório que os obrigou a colocar gratuitamente à disposição do cidadão a informação estatística necessária. Com um abraço e melhores votos
Paulo Casaca


Fernando Alvarino

Bela ideia e muito útil, por reunir num mesmo espaço números interessantes.Parabéns e fogo à peça! 8 de Janeiro de 2007 13:33


António T. Maduro

Meu caro Rafael,Agradeço o convite e faço eco dos bons comentários já publicados. De realçar o enorme esforço dispendido no tratamento da informação (oculto por trás dos gráficos). Entretanto, e como sincero amigo teu, atrevo-me a comentar:1. De acordo com o nome do teu Blog, gostaria de ver publicados aqueles "Números" que deram à luz os teus gráficos;2. Não conheço a filosofia que dá vida a um Blog, mas penso que contem uma forte componente pessoal. Assim, o Rafael que conheço é possuidor de uma rica experiência de vida que pode partilhar através do seu perfil;3. Como jornalista que procura ver para além dos "Números" oficiais, convido-o a expor sobre essa realidade "cinzenta e, por vezes, polémica" que bem conhece.Com um abraço do amigo sempre ao dispor,Maduro

António Gil

Uma ideia interessante, Rafael Cota, tanto por apresentar dados relevantes como pelo seu esforço de descodificação.O perfil não possui ainda muitos dados.Sugeria uma nova área, as comunicações, telecomunicações.


Oscar Henriques
Já dei uma vista de olhos na diagonal e parece-me que tens um blog espectacular. Continua o bom trabalho e tenho a certeza que a semente que agora plantaste vai dar uma planta de grande envergadura. Parabéns

Berto Messias

Terei muito gosto em participar nos fóruns do seu blog. Já agora, apareça de vez em quando no http://www.republicadasfaias.blogspot.com/. Cumprimentos

2 comentários:

Isto é uma experiência disse...

A ideia é boa. Mas a qualidade técnica dos comentários tem de ser muito boa. Senão o blogue cai em descrédito completo.

A minha opinião é que para comentar estatística é preciso saber fazê-lo, e a maior parte das vezes olha-se para um gráfico, faz-se uma regra de "três simples", que em conjunto com o teorema de pitágoras, são as únicas técnicas que a grande maioria domina (mal), e tiram-se conclusões.

A Estatística é uma ferramenta ou uma tecnologia se quisermos. Não é boa nem má (a tecnologia que cura cancros é a mesma que está na base da bomba atómica). Como qualquer outra ferramenta, é preciso saber usar: um ourives, perante um relógio de senhora não usará certamente um martelo pneumático (a não ser que a mulher seja a dele e o relógio tenha sido oferecido pelo amante da esposa).

Fiz alguns comentários a alguns textos que considerei estarem errados ou que levam a interpretações erradas. Lancei também algumas perguntas e sujestões para que isto dos números deixe de ser mal usado, e para que se pense um pouco nos números de que falamos.

Estes meus comentários não pretendem deitar abaixo a idéia: pretendem apenas alertar para o perigo em dizer uma quantidade de dispartes que quem comenta números corre.

Criei um e-mail para receber algumas ideias, comentários, perguntas, etc.:

island.stats@gmail.com

Anónimo disse...

Também tenho um gosto especial por números.
Desejo-lhe continuação do bom trabalho.