quarta-feira, 22 de agosto de 2007

População empregada - 2º Trimestre de 2007


População empregada volta a descer

O total da população empregada nos Açores diminuiu 97 funcionários, no 2º Trimestre de 2007, depois de já ter decrescido 875, no primeiro trimestre deste ano.
As diminuições registaram-se no Turismo, Comércio e na Educação
Cresceu o número de funcionários dos transportes e Comunicações (+28%) e da Construção (+8%).
O facto da taxa de desemprego ter diminuído (3,9%), quando a população empregada também decresceu, deve-se ao facto da população activa ser menor.




1 comentário:

Anónimo disse...

Quanto à baixa de 97 funcionários:

O SREA estima 106.9 mil empregados no 2º trimestre de 2007 mas, se olharmos para o coeficiente de variação dessa estimativa e quisermos uma credibilidade aceitável, por exemplo 90% de confiança, teremos de dizer isto (após algum cálculo elementar de intervalos de confiança):

"estima-se (porque se trata de um inquérito por amostragem) que o número de empregados nos Açores andará entre 104.1 e 109.7 mil"

O verdadeiro número não é conhecido nem nunca será, como em qualquer inquérito por amostragem. Há cerca de 6 mil empregados "de erro", visto que com 90% de certeza, o verdadeiro número de empregados andará entre 104 e 110 mil. Aplicando o mesmo raciocínio para o 1º trimestre diremos que o verdadeiro número andará entre… 104 e 110 mil.

Pergunta: Havendo uma incerteza quanto a 6 mil empregados, faz sentido falar numa redução de 97 empregados?

A margem de erro associado à estimativa absorveu por completo a variação trimestral. Por irónico que possa parecer, o número de empregados até pode ter subido, visto que a redução que estamos a observar pode dever-se exclusivamente à margem de erro.

É necessário algum cuidado neste tipo de análises