sábado, 25 de agosto de 2007

Inflação

Preços da alimentação sobem em flecha

Os produtos de alimentação nos Açores apresentam o valor mais elevado, de todas as Regiões do país, no índice de preços no Consumidor.
É uma situação que se verifica já há algum tempo e que se tem vindo a agravar.
É um dos factores que mais contribui para que a taxa de inflação não esteja a acompanhar -- como era habitual -- a curva do conjunto do país.
Além da alimentação, contribuem também para este maior agravamento da taxa de inflação no arquipélago, a Educação e as Comunicações.
No caso dos produtos de alimentação, a falta de concorrência é, ao que tudo indica, a principal causa desta elevada aceleração. Enquanto no continente existe uma verdadeira guerra de preços entre as grandes superfícies -- bem evidente nos espaços publicitárias das televisões nacionais --, nos Açores esse fenómeno não acontece. Pelo contrário, os consumidores mais atentos comentam que têm encontrado produtos nas grandes superfícies a preços mais elevados do que no mercado tradicional e até nas lojas de conveniência.
Portanto, as grandes superfícies nos Açores não estão a ser um "tampão" da subida dos preços -- como aconteceu no início da sua implantação --, aparentemente, estão a contribuir para acelerar o Índice de Preços nos Açores.
Este fenómeno acontece, também, porque há uma classe social nos Açores com grande poder de compra e há um turismo emergente -- sobretudo em S. Miguel -- também com elevado poder de compra, que vai mantendo o volume de vendas e não obriga os empresários a grandes cuidados no controle dos preços.
Quem sofre são as classes sociais mais baixas, o pequeno comércio e o comércio de produtos não essenciais.

Sem comentários: