quinta-feira, 19 de setembro de 2024

 Alívio no crédito à habitação com redução das taxas de juro

Tal como esperado, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu avançar com um novo corte dos juros diretores na reunião de política monetária realizada no passado dia 12 de setembro. Esta nova redução não foi linear às taxas diretoras. A taxa dos depósitos caiu 25 pontos para 3,50% e a taxa de refinanciamento desceu ainda mais para 3,65% (-60 pontos base). As alterações têm efeitos a partir de quarta-feira, 18 de setembro.
Já em junho, o BCE tinha avançado com uma redução das três taxas diretoras, em 25 pontos base. Essa redução foi sentida, agora, no orçamento das famílias que viram os seus contratos de crédito à habitação serem revistos e gerada uma queda da prestação da casa. De acordo com cálculos, um empréstimo nessas condições, no montante de 150 mil euros, a 30 anos, teve uma redução de 81 euros este mês face à prestação de agosto.
A alteração agora anunciada voltará a ter impacto nas taxas de juro do crédito à habitação. A tendência é para seguir a tendência de baixa das taxas de juro, todavia, é pouco provável que até ao final do ano se assista a uma queda da mesma magnitude da que ocorreu agora.
Tudo dependerá do comportamento da inflação que deverá subir ligeiramente nos próximos tempos e da evolução das economias.

Sem comentários:

Pesca