sexta-feira, 8 de novembro de 2019

População empregada




Atividade económica



Analisando os dados, distribuídos pelo SREA, relativos à população empregada, verifica-se que, no 3º trimestre, os dados estimados indicam um valor de 116.373 trabalhadores, sendo o maior número, desde o 1º trimestre de 1985,  apresentando aumentos de 3,1% relativamente ao trimestre homólogo e de 1,2% em relação ao trimestre anterior. 


Por setores, verifica-se que no sector primário -- Agricultura e Pescas -- o emprego apresenta acréscimos nas duas comparações (2,5% homóloga e 3,1% trimestral). 

No sector secundário (que inclui a indústria e a construção) o emprego cresce, igualmente, quer em termos homólogos (14,2%) quer em termos trimestrais (10,3%).


De referir, neste sector, o subsector da construção com aumentos de 7,8% homólogo e 10,9% trimestral, sinal que que se regista uma aceleração. 


No sector dos serviços, o emprego aumenta relativamente ao trimestre homólogo (0,7%) e diminui na comparação com o trimestre anterior (1,1%). 


De registar neste sector a diminuição da administração publica designadamente na área da educação.

O turismo, neste trimestre registou um crescimento de 7,6%, mas tem tido uma evolução pouco regular, certamente em consequência da sazonalidade.








Sem comentários: