sexta-feira, 7 de junho de 2019

PIB trimestral


O PIB nos Açores registou, no 1º trimestre de 2109, um crescimento de 2,4%, menos duas décimas de pontos percentuais relativamente ao 4º Trimestre de 2018 enquanto a nível nacional se registou uma variação positiva, de pequena expressão.



A variação nos Açores tem sido influenciada no sentido positivo pelo abate de bovinos que cresceu 12% no primeiro trimestre e pela exportação de gado vivo para o continente que teve crescimento de 46 % relativamente ao primeiro trimestre de 2018, um valor que já não acontecia há muito tempo.

Também apresentam um crescimento positivo, no primeiro trimestre do corrente ano, o turismo e a pesca.

No sentido negativo, surge a venda de cimento e o número de obras licenciadas, a venda de leite de consumo e a exportação de conservas, que continuam a registar quebras significativas.

No conjunto do país o Produto Interno Bruto registou, no 1º trimestre de 2019 uma taxa de variação homóloga de 1,8%, ligeiramente superior ao último trimestre. No sentido positivo contribuiu a procura interna, designadamente na construção enquanto a procura externa e as exportações foram negativas.

Sem comentários: