sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

PIB por Ilhas - DIÁRIO DOS AÇORES"


 

Publicado no "Diário dos Açores" de 18 de Janeiro de 2017


 
O PIB per capita, em 2014, foi mais elevado na ilha de Santa Maria, acima da média regional, enquanto o valor mais baixo se registou na Graciosa. De acordo com dados divulgados pelo SREA, S. Miguel não está muito acima do Faial, mas já a Terceira está, em 4º lugar, está abaixo da média regional.
 
Não são conhecidos, com precisão, os factores que explicam estes números, mas extrapolando a partir do peso do Valor Acrescentado Bruto regional, nos vários setores de atividade, é possível avaliar alguns dos dados apresentados. Por exemplo, o facto de Santa Maria, ter o PIB per capita mais elevado -- sendo uma ilha com recursos limitados --, deverá ter a ver com os vencimentos dos funcionários ligados ao aeroporto e ao tráfego aéreo, que representam um número significativo face ao total da população e explica o valor elevado dos rendimentos da ilha.
De igual modo, no Faial, também sem grandes recursos, o PIB per capita, apresenta-se em terceiro lugar, a seguir a S. Miguel e deverá ter a ver com os vencimentos dos deputados e dos funcionários ligados ao funcionamento da assembleia. Também deve pesar o turismo, que tem aqui já uma tradição significativa, em particular com os iatistas que habitualmente fazem escala, nesta ilha.
O valor do PIB em S. Miguel, não é tão elevado como se julgava e como é muitas vezes motivo de observação política. Na realidade, sendo Ponta Delgada sede de diversas entidades políticas, financeiras e de empresas de grande volume na Região, era de esperar que o PIB per capita, fosse bastante mais elevado. Todavia, esse valor refere-se praticamente aos concelhos de Ponta Delgada e num valor mais reduzido ao da Ribeira Grande. Nos restantes concelhos a situação é bem diferente e alguns serão, porventura, mais pobres do que muitas ilhas.
A ilha Terceira, com um PIB de14.225 mil euros, está em 4º lugar, abaixo da média regional. Este valor advém do funcionalismo público, dos trabalhadores da Base das Lajes, que usufruíam de vencimentos razoáveis, da agropecuária e das actividades festivas que deverão constituir um segmento significativo no conjunto da economia da ilha.
De 2013 para 2014 o PIB per capita cresceu na Terceira e na Graciosa e diminuiu em Santa Maria, Pico e Corvo. S. Miguel manteve valores idênticos.
Tempos atrás, alguns destes dados eram bem diferentes. Em 1980, por exemplo, o Faial e o Corvo, tinham o maior PIB per capita da Região e a Terceira tinha maior rendimento por pessoa do que S. Miguel.
 

Sem comentários:

População empregada