segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Pesca - 2006

Foi um bom ano de pesca ou melhor foi um bom ano de pesca de atum, uma vez que o volume de capturas das restantes espécies não tem registado alterações significativas. No caso do atum, não se atingiram os valores de 88 a 95, mas, 2006 registou o maior volume de pesca, dos últimos tempos. Este aumento é sobretudo importante para a indústria e é um dado significativo em termos de valor acrescentado. Mas sublinhe-se que o atum não tem um grande peso no rendimento das pescas.



Apesar da redução que se registou nos últimos anos, as receitas do pescado têm vindo a crescer, exactamente, porque as maiores receitas provêem do goraz e do cherne. No ano de 2006, pode ver-se que o goraz atingiu 5,6 milhões de euros e o cherne 4,6, enquanto o atum se fica pelos 3,4. Até o chicharro chega aos 1,9

milhões de euros.

Assim se compreende a preocupação dos pescadores no tocante às quotas destas espécies.Por ilhas, verifica-se que o Faial e o Pico registaram crescimentos significativos, exactamente em consequência do crescimento das capturas do atum. "Saber-Açores" - Janeiro 2007 (actualizado).






Sem comentários: